
cães
portugueses
O Cão
O cão (nome científico: Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamento. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.
Com expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. Possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, relativamente dócil e leal, inteligente e com boa capacidade de aprendizagem. Deste modo, o cão pode ser adestrado para executar um grande número de tarefas úteis, como um cão de caça, de guarda ou pastor de rebanhos, por exemplo. Assim como o ser humano, também é vítima de doenças como o resfriado, a depressão e o mal de Alzheimer, bem como das características do envelhecimento, como problemas de visão e audição, artrite e mudanças de humor.
A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem", já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão. Esta relação figura em filmes, livros e revistas, que citam, inclusive, diferentes relatos reais de diferentes épocas e em várias nações. Entre os cães mais famosos que viveram e marcaram sociedades estão Balto, Laika e Hachiko. Na mitologia, o Cérbero é dito um dos mais assustadores seres. No cinema, Lassie é um dos mais difundidos nomes e, na animação, Pluto, Snoopy e Scooby-Doo há décadas fazem parte da infância de várias gerações.
RAÇAS DE CÃES PORTUGUESAS
Das raças de cães portuguesas, o Cão de Água Português será, provavelmente, a mais conhecida actualmente. No entanto, não pense que esta é a única raça de cão portuguesa.
A canicultura sempre fez parte da tradição da velha Europa e Portugal não foge à regra. Dos cães de caça aos cães pastor, os portugueses sempre contaram com a ajuda preciosa dos seus companheiros de quatro patas.
No total, existem onze raças portuguesas, um número interessante para a dimensão do país. Destas, oito são reconhecidas pela FCI (Fédération Cynologique Internationale): Cão da Serra da Estrela; Cão da Serra de Aires; Cão de Água Português; Cão de Castro Laboreiro; Cão de Fila de São Miguel; Perdigueiro Português; Podengo Português; e Rafeiro do Alentejo.
A DGAV (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária) reconhece, para além destas oito, mais duas: Barbado da Terceira e Cão de Gado Transmontano. A décima primeira raça é o Cão do Barrocal Algarvio, cujo estalão já foi aprovado pelo CPC (Clube Português de Canicultura), faltando, agora, o reconhecimento da DGAV.
Infelizmente, podiam ser doze as raças portuguesas, caso não se tivesse verificado a extinção do Cão de Fila da Terceira, conhecido como “rabo torto”, na década de setenta do século passado. Porém, alguns entusiastas procuram recriar a raça, recorrendo aos poucos remanescentes que ainda existem. Esperemos que tenham sucesso!
Um facto transversal a todas as raças nacionais é a sua rusticidade, dada a sua antiguidade e aos poucos cruzamentos que as originaram. Não surpreende, portanto, que sejam todas bastante saudáveis.
Informações retiradas de:
Cão – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Raças de cães portugueses - Cão Nosso (caonosso.pt)

B. C.
B. M.
M. F.
4º ano, turma H
Projeto desenvolvido no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), de Robótica, com a monitora Joana Gonçalves.
Escola EB1/JI de Riachos
Agrupamento de
Escolas Artur Gonçalves,
Torres Novas
Junho de 2021